30 julho, 2008

Closer (Perto Demais) - Crítica

Estive por esses dias ouvindo muito bem sobre esse fillme, então não perdi tempo e fui logo conferir.

O longa-metragem dirigido por Mike Nichols, traz muito drama, amor, traição.
Closer é centralizado na vida amorosa de dois casais, mas vamos do começo pra não criar confusão.
Dan(Jude Law) acaba por conhecer Alice(Natalie Portman) em um acidente de carro, leva-a ao hospital e se tornam amigos. Uma faixa de tempo se passa(confesso que fiquei confuso na hora) e Dan lança um livro sobre a própria Alice, já sua esposa. Em uma sessão de fotos para seu livro, Dan conhece Anna(Julia Roberts) e se apaixona por ela roubando um beijo(é incrivel como essas coisas são fáceis nos filmes) e Alice na mesma hora aparece e descobre sobre a traição mas não se manifesta para Dan, tendo assim colaborado para poderem ficar juntos e serem felizes esperando o amado esquecer da tal fotógrafa.
Bom, mais um tempo se passa e por uma brincadeira via internet Dan acaba por se tornar o cupido entre Anna e Larry(Clive Owen), os dois começam a namorar até que em uma exposição de suas fotos, Anna reencontra Dan e Alice, e os dois casais se conhecem. Ai é onde toda a teia do amor e da traição se prolifera.
Anna e Larry se casam, mas a moça o segue apaixonada por outro, e todos devem saber no que deu. Ela mantem seu casamento mas segue como amante de Dan. Isso nunca dá certo, então um belo dia foi tudo abaixo. Dan termina seu relacionamento com Alice, que não se conforma e volta para as ruas. E, após uma discussão feia, Larry e Anna também não eram mais um casal.
Agora, com todas as cartas a mostra, dá a se imaginar que tudo correrá para aquele mesmo clichê de sempre, mas nada disso. Uma reviravolta muda toda a história da trama. Larry reencontra Alice numa boate, a moça volta a ser uma stripper e paga por um quarto com a garota. Ele continua tendo em seu peito o amor de Anna e desabafa com Alice, mas como homem é homem leva a moça pra cama.
Dan e Anna, enfim se tornam um verdadeiro casal e decidem por se casar. Mas uma coisa os impede, Larry precisaria assinar os papéis do divórcio. A fotógrafa marca um encontro com o ex-companheiro para resolver o assunto. Larry impõem uma condição: Sexo de Despedida. Anna reluta mas aceita para poder viver em paz. Após o ocorrido Anna conta a Dan o que teve que fazer para conseguir a assinatura e o cara não aceita.
O tempo passa novamente e tudo está mudado. Anna não da entrada no divórocio e volta aos braços de Larry. Dan vai ao consultório de seu "inimigo" chorando, eles conversam e Larry da o endereço de onde achar Alice. O cara vai logo atras da moça e ficam juntos de novo. Mas como nem tudo se perdoa e é pra sempre, Alice não o ama mais e acaba o deixando.
Dan abandonado volta oa lugar onde conheceu Alice e acaba por descobrir que seu relacionamento com a moça vivia numa mentira, esse não era o nome verdadeira dela. Enquanto isso Larry e Anna vivem como um casal feliz.
Nesse emaranhado de amores e traições, onde todos tem relações entre si, é mostrado com clareza como as vezes é preciso o sacrificio para ser feliz e que o amor verdadeiro perdoa sim.
Adaptação para o cinema da peça teatral de Patrick Marber, "Closer" segue com os diálogos em frases curtas e diretas sem rodeios e enrolações.
O filme teve 02 indicações ao Oscar 2005 e 05 ao Globo de Ouro, levando o premio de ator coadjuvante com Clive Owen e atriz coadjuvante com Natalie Portman.

Nota: 9,0

Um comentário:

Lucas Santtos disse...

Fala ae Pedro... entao cara eu gostei muito do filme, tú percebeu pelo tanto que eu estava falando; até te mandei o link pra baixar pra nois!
COmo eu lhe disse onti, ainda nao tinha visto o começo, mais gostei muito das cenas finais que pra mim foram as melhores! é um filme muitooo bom que eu assistiria de novo com certezaa!